terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aos alunos veteranos do curso de Agronomia.

Queremos lembrá-los que o trote é proibido na UFG (Resolução 002/96). Quaisquer manifestações por parte do veterano contra o calouro, a título de trote, que violem sua liberdade individual; que o submeta a qualquer constrangimento ou humilhação, por meio de palavras, gestos, agressões; que o iniba na liberdade de ir e vir e outros que levem à agitação, à perturbação da ordem e danos físicos e morais ao calouro, bem como danos aos seus bens e/ou depredação do patrimônio da UFG, sujeitando-se o infrator às seguintes penalidades: advertência, repreensão, suspensão e desligamento.

É tradição no país, na maioria dos cursos superiores, as brincadeiras que os veteranos fazem a fim de “quebrar o gelo” com os calouros, deixando-os mais relaxados e facilitando sua integração à nova realidade. Infelizmente, nem todos os veteranos recepcionam os calouros com esse espírito e vê se, com freqüência, atitudes violentas ou atitudes que humilham os ingressantes.

Que fique claro aos nossos alunos que “corredor polonês”, roubo de dinheiro e de objetos pessoais, por exemplo, são demonstrações de covardia e em nada contribuem para a recepção e integração de calouros. Lembramos também que o calouro tem total liberdade de decidir se participa ou não das atividades de integração preparadas pelos veteranos.

Desejamos que os alunos veteranos do curso de Agronomia façam uma recepção bacana aos calouros, uma recepção que auxilie de fato na integração dos novos alunos.

Contamos com vocês.


Docentes do curso de Agronomia.